A Instituição

Caro Visitante

A CONFRARIA DE SANTO ANTÓNIO DE VISEU é uma Instituição de Solidariedade Social instituída há 121 anos (a 13 de Junho de 1894). É, por isso, uma instituição com longa e valiosa história a que Viseu muito deve. Foi por iniciativa dos seus dirigentes que, no passado, se fundaram: o Asilo Oficinas de Santo António (nascido a 10 de Maio de 1896) onde foram Mestres Álvaro Loureiro (marcenaria artística), Arnaldo Malho (serralharia artística) e António Nelas (mecânica automóvel e de relojoaria de torre) e de onde saíram muitos operários; e a Escola de Música José Vaz, de onde saíram muitos músicos. No séc XX teve ainda uma Escola Profissional de Agricultura.

Hoje a Confraria, obedecendo ao pensamento dos seus fundadores, tem a seu cargo duas valências: o Lar-Escola de Santo António (para educação de crianças do sexo masculino) e o Lar de S. José (para educação de crianças do sexo feminino), este último por delegação do Ministério da Segurança Social.

Neste sítio web o Leitor poderá seguir de, temos a tempos, o evoluir histórico da nossa Confraria e das suas atividades desde a última década do séc. XIX até aos nossos dias.

O Presidente Assembleia Geral
Dr. Ricardo Cardoso

O Presidente da Direção
Coronel José de Figueiredo Loureiro

O Diretor dos Lares
Cónego Arménio Ferreira Lourenço